ONDE VOCÊ GOSTARIA DE UMA NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE/POSTO DE SAÚDE

segunda-feira, agosto 25, 2014

Atenção para evitar invasão de abelhas na sua casa


Pode parecer muita falta de sorte, mas as abelhas podem escolher a sua casa para fazer uma colmeia. Isso mesmo, qualquer moradia está sujeita a receber essas visitantes inusitadas. No entanto, é preciso saber como proceder se um exame de abelhas aparecer na residência. Qualquer tentativa de se livrar do problema pode colocar sua segurança em risco. Ademais, é necessário ter cuidado para proteger esses insetos, que, apesar de aparecerem sem serem convidados, são inofensivos.

O coordenador da vigilância em saúde Claudiney Nery explica  que as abelhas podem aparecer em qualquer parte da residência. em lugares como berço, debaixo de cama, armário de cozinha, sacada de apartamento arvores e outros”, diz. Por isso, para evitar ser surpreendido por visitas de abelhas na área urbana, ele orienta a manter lixeiras sempre tampadas e não deixar restos de refrigerante, café com leite, açúcar e outros alimentos doces expostos.
Nery informa que durante o verão é mais comum encontrar abelhas em locais urbanos. De acordo com ele, isso ocorre porque a maior reprodução das abelhas acontece na primavera, quando há um aumento das flores e da polinização e as colmeias ficam mais abastecidas. “Quando chega a estação do calor, elas saem em busca de uma nova moradia”, explica.
Como retirar o inseto
Se abelhas aparecerem na sua propriedade, não tente removê-las. Também não adianta fazer contato com o Corpo de Bombeiros – que só deve ser acionado em caso de vítimas de ataque do inseto nem com a vigilância sanitária  que só deve ser acionada nos casos de criadouros no perímetro urbano o que é proibido pelo Código de Saúde do Paraná, Lei 13331/2001. Quem for surpreendido por abelhas em casa, precisa contratar os serviços de um apicultor para fazer a retirada segura. Nery informa que as abelhas não são agressivas, mas tendem a se defender. Por isso, para retirar um enxame, é preciso conhecer técnicas específicas. “Uma pessoa que não é especialista pode piorar a situação e ser atacada”, reforça o coordenador, lembrando que, em casos de alergia a abelhas, um ferimento pode ser fatal.

Enquanto a ajuda não chega
Apesar de a remoção do enxame ser feita por pessoa preparada para a tarefa, alguns cuidados podem ajudar a enfrentar o problema até o socorro chegar. De acordo com o coordenador, as abelhas têm visão e olfato apurados. Portanto, próximo a elas, deve-se evitar cheiro forte, movimentos bruscos, cores escuras (principalmente preto) e barulhos. Outras dicas são:


- Isolar a área onde a colmeia está posicionada;
- Não atirar objetos ou atear fogo para destruí-la – as abelhas podem atacar ferozmente;
- Manter animais de estimação longe das abelhas;
- Não esmagar o inseto porque o cheiro é um sinal de ataque para as companheiras;
- Não usar produtos químicos, que podem irritá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário