ONDE VOCÊ GOSTARIA DE UMA NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE/POSTO DE SAÚDE

domingo, setembro 14, 2014

Olho vivo na hora da compra em supermercados e mercados.


ANALISE_DE_ROTULAGEM


A Vigilância Sanitária do município de Querência do Norte vai intensificar o serviço de inspeção, orientação e fiscalização ao comércio local. Semanalmente será possível observar a presença dos agentes realizando visitas, orientações, advertindo e fazendo apreensão de produtos com prazo de validade vencidos.

O coordenador Municipal de Vigilância em Saúde Cladiney Nery da Silva, esclarece que o serviço de Fiscalização e inspeções deveria ser rotineiro e a meta seria visitar cada comercio ou estabelecimento pelo menos duas vezes por ano; mas ressalta que hoje a apenas 1 agente na vigilância sanitária mais que mesmo assim o serviço deve acontecer desde que haja denuncias contra o estabelecimento ou solicitação dos órgãos estaduais como PROCON, SESA e Núcleo de Vigilância Sanitária do Estado.
O Coordenador local recomenda que a população consumidora tenha o olho clinico e seja o primeiro fiscal a inspecionar um produto antes de levar à mesa, tendo o cuidado de não estar consumindo alimentos vencidos que elevam os riscos de agravo à saúde, desde uma simples infeção alimentar, até uma doença mais grave desenvolvida por fungos ou bactérias.
Na lista dos alimentos que o consumidor deve estar mais atento estão os enlatados, produtos em conserva, carnes, massas e biscoitos.
Cada produto apreendido fica durante um mês em um depósito próprio da secretaria, após este período é feita a incineração.
Claudiney Nery avalia que o trabalho de conscientização da vigilância sanitária local, vem provocando mudanças de hábito na população que passou a ficar mais atenta, denunciando mais e buscando mais informações sobre o assunto; consequentemente fazendo com que os comerciantes adotem medidas de mais higiene e mais qualidade nos produtos e serviços ofertados.
O mesmo também informa que a vigilância está atenta aos açougues e tem trabalhado na conscientização e orientação para que os donos destes estabelecimentos se adequem as normas exigidas, para tanto, orienta aos consumidores que evitem locais de má higiene onde a carne ainda é exposta às moscas e outros microrganismos do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário