ONDE VOCÊ GOSTARIA DE UMA NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE/POSTO DE SAÚDE

quarta-feira, novembro 14, 2012


Vigilância Sanitária de Querência do Norte Participa de Reunião com moradores da Vila Rural para tratar de sistema de Abastecimento de água para consumo humano.
Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano – VIGIAGUA


O consumo de água segura é de importância fundamental para a sadia qualidade de vida e de proteção contra as doenças, sobretudo aquelas evitáveis, relacionadas a fatores ambientais e que têm afligido populações em todo o mundo.

A vigilância da qualidade da água para consumo humano é uma atribuição do Setor Saúde há mais de três décadas e consiste em um conjunto de ações a serem adotadas pelas autoridades de saúde pública objetivando garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. A avaliação dos riscos à saúde humana, representada pela água utilizada para consumo humano também constitui uma premissa da vigilância da qualidade da água. As atividades da vigilância devem ser rotineiras e preventivas, sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, a fim de garantir a redução das enfermidades transmitidas pela água de consumo humano.
A Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental – CGVAM iniciou, em 1999, a implantação e coordenação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) Os objetivos específicos do Programa VIGIAGUA são:

• Reduzir a morbi-mortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância sistemática da qualidade da água consumida pela população;
• Buscar a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano;
• Avaliar e gerenciar o risco à saúde das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água;
• Monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população, nos termos da legislação vigente;
• Informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde;
• Apoiar o desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social;
• Coordenar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA)

O Programa VIGIAGUA inclui modelo, campo e forma de atuação e dentre diversas importantes questões estabelece ações básicas e estratégicas para a efetiva implantação da vigilância da qualidade da água para consumo humano, por parte das três esferas governamentais do setor saúde (federal, estadual e municipal), obedecendo, desta forma, os princípios que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
A Portaria MS N.º 518, de 25 de março de 2004, estabelece que o controle da qualidade da água é de responsabilidade de quem oferece o abastecimento coletivo ou de quem presta serviços alternativos de distribuição. No entanto, cabe às autoridades de saúde pública das diversas instâncias de governo a missão de verificar se a água consumida pela população atende às determinações dessa portaria, inclusive no que se refere aos riscos que os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde pública.
Tendo em vista toda esta contextualidade a Vigilância Sanitária de Querência do Norte, participou de uma reunião com a associação de moradores  da Vila Rural Querência Unida nesta terça Feira 13/11/2012 para tratar assuntos de potabilidade da água para  consumo humano, segundo o Técnico da VISA, Claudiney Nery da Silva 80% dos moradores não esta fazendo uso da água tratada na rede da Sanepar.
Ficou acordado na reunião a busca de soluções urgentes para sanar os problemas detectados pela vigilância Sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário