ONDE VOCÊ GOSTARIA DE UMA NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE/POSTO DE SAÚDE

quarta-feira, novembro 14, 2012

A pedido do prefeito, Sanepar dará apoio técnico às Vilas Rurais Águia Dourada e Santa Mônica



Agricultura
 
O prefeito Rogério Lorenzetti despachou, nesta quinta-feira (5), um ofício à Sanepar, solicitando o apoio técnico imediato para o tratamento de água das Vilas Rurais Águia Dourada e Santa Mônica. O pedido foi feito durante uma reunião com o gerente da Sanepar de Paranavaí, Arnaldo Giovani Rech, o secretário municipal de Agricultura, Osmar Wessler e o diretor da Vigilância em Saúde, José Marchi. A ação imediata ajudará a resolver temporariamente os problemas de saneamento das duas Vilas Rurais, até que seja realizado um estudo de viabilidade para a transferência dos serviços de abastecimento de água para a Sanepar.
A Vigilância em Saúde visitou as Vilas Rurais Águia Dourada, Santa Mônica, José Dolvino Garcia e Monte Alto nas últimas semanas. Durante as inspeções, foram constatados diversos problemas, como a falta de tratamento da água por vários dias sequenciais, com índice zero de cloro; vazamentos na rede de distribuição e o envolvimento de poucos agricultores no sistema, expondo toda a comunidade a riscos de saúde. “A partir daí, fizemos reuniões com os grupos, pedindo a melhoria no tratamento da água e na manutenção da rede para evitar desperdícios, vazamento e pontos de contaminação. Foi então que a maioria dos agricultores pediu a intervenção do município para que o serviço de distribuição da água fosse transferido para a Sanepar”, explicou o diretor da Visa, José Marchi.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Osmar Wessler, foram feitas reuniões, especialmente com os moradores da Vila Rural Águia Dourada e da Vila Rural Santa Mônica (distrito de Graciosa), uma vez que ambas não contam com nenhum tipo de atendimento da Sanepar atualmente. “A partir da transferência dos serviços, os moradores da Vila Rural vão passar a pagar a tarifa de água cobrada pela concessionária normalmente. Mesmo assim, eles acharam mais viável e até mais seguro que a mudança aconteça”, frisou o secretário.
“Estamos aqui para fazer a vontade da população. Estou despachando um ofício à Secretaria de Agricultura, para que sejam promovidas reuniões com os dois grupos, das quais eu faço questão de participar e de levar representantes da Sanepar. Queremos que tudo fique muito claro para os moradores, para que possamos oferecer a melhor alternativa, priorizando as questões de saúde pública e saneamento básico”, destacou o prefeito Rogério durante a reunião.
A reunião foi acompanhada ainda pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nivaldo Mazzin, e o diretor de fomento agropecuário da Secretaria Municipal de Agricultura, Alan Domiciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário