Quem apoia essa ideia...
Ambulância Exclusiva para o Bombeiro
exemplo

Corpo de Bombeiros
Bombeiros são profissionais treinados que possuem equipamento necessário para apagar incêndios, resgatar pessoas, salvar bens materiais e fornecer assistência nos desastres naturais e nos incêndios causados pelo homem. A denominação da palavra bombeiro surgiu a partir da utilização das bombas d'água por esses profissionais.
Antes mesmo do corpo de bombeiros existir, a população já se preocupava com a organização de métodos e treinamento de pessoas para atender casos de calamidade. As primeiras organizações contra incêndio surgiram a partir da necessidade de evitá-los, porém, devido aos precários recursos disponíveis, era quase impossível conseguir apagar incêndios de grandes proporções, por isso a melhor solução era a prevenção.
Um agrupamento destinado ao combate de incêndios veio a existir, segundo registros, na China em 564 a.C. Entretanto, o primeiro corpo de bombeiros militar do mundo surgiu 30 anos mais tarde, em Roma, composto por 8 mil legionários bombeiros. Em 1851 foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros profissional em Berlim, na Alemanha.
Esses profissionais podem ser civis, voluntários ou funcionários municipais, entretanto, o serviço de bombeiro mais conhecido no Brasil é o dos militares. O corpo de bombeiros é autônomo em grande parte dos Estados Brasileiros, mas também pode ser vinculado administrativamente ao Comando da Polícia Militar e à Secretaria Estadual de Segurança Pública, como nos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul. Já no estado do Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.
No Brasil, a primeira corporação de bombeiros foi criada em 1856 pelo imperador D. Pedro II. Essa corporação ganhou caráter militar a partir de 1880 e, após a Proclamação da República, os Estados passaram a possuir melhores condições financeiras e puderam constituir seus próprios corpos de bombeiros.
Quando pensam em bombeiros, as pessoas logo associam a palavra ao combate de incêndios, entretanto, essa deixou de ser a única missão desses profissionais, que podem executar várias outras especialidades como guarda vidas, combate a incêndios florestais, resgate em altura e montanhas, intervenção em incidentes com produtos perigosos, vistorias técnicas das condições de segurança em edificações, estádios, ou locais de grande concentração de público, e ainda serviço de atendimento pré-hospitalar.
O corpo de bombeiro militar tem a missão de executar atividades da defesa civil, como prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito de suas respectivas unidades federativas. Os bombeiros também são considerados força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, que integram o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil.
Para se tornar um bombeiro militar é necessário prestar concurso público e passar por um curso de formação. Já para ser bombeiro voluntário é preciso procurar um Corpo de Voluntários e passar por um treinamento básico para poder desempenhar as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário