ONDE VOCÊ GOSTARIA DE UMA NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE/POSTO DE SAÚDE

terça-feira, agosto 23, 2011


Defesa Civil

Governo manda ajuda para municípios atingidos pela chuva- 22/08/2011 18:57

A secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar, Fernanda Richa, determinou nesta segunda-feira (22) o envio de cobertores, colchonetes, roupas e cestas básicas para as famílias que tiveram suas casas inundadas no último fim de semana em Santo Antonio do Sudoeste. De acordo com a Defesa Civil, o município, na região Sudoeste, foi o que teve mais residências danificadas no Estado: 320.

A chuva forte de sexta-feira causou prejuízos em 10 municípios, afetando 28.125 pessoas e danificando 466 residências. Nesta segunda-feira, 183 pessoas ainda permaneciam fora de suas casas, das quais 16 em abrigos, nos municípios de Marmeleiro e Imbituva.

Em Santo Antônio do Sudoeste, não há desabrigados, mas muitas famílias tiveram prejuízos. “A maioria perdeu tudo e por isso estamos contribuindo para que possam retomar suas vidas o quanto antes”, afirmou Fernanda Richa.

CURSO – Segundo a Defesa Civil, a mensuração dos danos causados por desastres naturais ainda não é feita com precisão e agilidade, pois a maior parte dos municípios não tem experiência em avaliar este tipo de situação. Por isso, a Defesa Civil reúne, entre terça e quinta-feira desta semana, representantes das 15 regionais para a elaboração de um treinamento com simulação de desastres naturais que servirá de referência para todas as cidades do Paraná.

“Saber avaliar e precisar o valor dos prejuízos causados por desastres é importante não apenas para o atendimento imediato dos afetados, mas também para subsidiar os pedidos de recursos para reconstrução”, explicou o chefe da seção operacional da Defesa Civil, capitão Eduardo Gomes Pinheiro.

CHUVAS – O volume de chuvas neste mês de agosto está acima da média em muitos municípios do Estado. Segundo a Defesa Civil, entre os dias 1º e 22 de agosto, 47 municípios paranaenses foram afetados pelas chuvas, mais de 3 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e 106.120 pessoas foram de alguma forma afetadas. No mesmo período do ano passado, apenas duas cidades foram atingidas por desastres naturais – a estiagem, que afetou 4.036 pessoas.

Mérito: Agência de Notícias do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário