ONDE VOCÊ GOSTARIA DE UMA NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE/POSTO DE SAÚDE

segunda-feira, julho 28, 2014

Vigilância Sanitária alerta para cuidados com piercings e tatuagens


A Vigilância Sanitária de Querência do Norte alerta a população sobre os cuidados na hora de escolher o estabelecimento e o profissional para a colocação de piercings e congêneres e a realização de tatuagens. Uma nova resolução da Secretaria de Estado da Saúde, publicada em março de 2007 e que entrau em vigor no mês de junho, estabelece condições para instalação e funcionamento de estabelecimentos onde se realizam esses procedimentos. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária,Claudiney Nery, para evitar transtornos gerados por problemas de saúde, é importante que sejam observados alguns aspectos. “O local deve ter alvará de funcionamento e licença sanitária”, adverte. Segundo ele, é feita uma fiscalização de rotina em estabelecimentos desse gênero. No entanto, Nery ressalta que a colaboração da comunidade é fundamental em caso de estabelecimentos irregulares. “Também podemos agir em caso de denúncias”, completa.A resolução é baseada na lei federal 8.078, do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que um dos direitos básicos do consumidor é a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços. Também é citada para amparar a resolução a lei federal 8.069, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.A resolução prevê normas técnicas para a instalação e funcionamento desses estabelecimentos, considerando ainda que a execução de procedimentos inerentes às práticas de tatuagens, adornos e similares representa risco de exposição dos trabalhadores e clientes aos agentes infecciosos veiculados pelo sangue, tais como vírus da hepatite C, da hepatite B e Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV, dentre outros.NORMAS Entre as normas técnicas estabelecidas pela resolução e que devem ser seguidas por esses estabelecimentos estão determinações referentes à estrutura física e aos procedimentos. “Todas as normas técnicas devem ser observadas e seguidas conforme o que está estabelecido”, afirma Rosana.No que se refere ao espaço, o local deve estar arejado e em boas condições de higiene. Além disso, a sala de espera ou recepção deve ser separada da sala de procedimentos. O mobiliário deve ser revestido de material impermeável, bem como o piso e as paredes, entre outras especificações. É proibido o vínculo com residência ou a realização destes procedimentos em praças, locais públicos ou insalubres. Também não é permitido fazer tatuagem ou colocar piercing em menores de 18 anos sem a autorização dos pais ou responsáveis.Já com relação aos procedimentos, o cliente deve sempre observar se o tatuador ou o profissional que vai colocar o piercing está utilizando luvas descartáveis. Além disso, deve ser realizada a higienização e antissepsia da pele do cliente antes de começar o procedimento. O profissional deve ainda utilizar materiais esterelizados, entre outras determinações.


Antes de fazer a tatuagem ou colocar o piercing observe:Se o local está limpo e organizado.Aviso por escrito quanto aos riscos causados pelo material e/ou substâncias.Se o profissional lava as mãos com água e sabão, seguido de aplicação de álcool a 70%.Se é realizada a limpeza da pele do cliente com água potável e sabão líquido, seguida de aplicação de antisséptico (álcool a 70%, PVPI) entre outros.Se o profissional utiliza luvas descartáveis e máscara no momento da realização do serviço. 
Lembrete: Tatuagem e colocação de piercing somente poderão ser feitos em menores de idade com autorização dos pais.Orientação quanto aos materiais:As agulhas para colocação do piercing ou aplicação da tinta de tatuagem, lâminas ou aparelhos para raspagem de pêlos devem ser descartáveis.Os piercings deverão ser esterilizados antes de serem fixados no corpo.Outros materiais que não são descartáveis deverão estar limpos e desinfetados com álcool 70%.A tinta utilizada na tatuagem não pode ser tóxica.Os materiais utilizados devem estar guardados em local limpo, organizado, fechado e sem umidade. 

Antes de fazer sua tatuagem ou colocação de percing avalie os riscos à sua saúde:AIDSHepatites B e C.Tétano.Sífilis.Sangramento intenso (hemorragias)Infecções Graves.Comprometimento das vias aéreas superiores, dificultando a respiração e a fala.Fratura dental com trauma na mucosa, gengiva e céu da boca.Inflamações crônicas, que podem levar a câncer.Quelóides. 
Bibliografia: Tatuagem e Piercing – Orientações da Vigilância Sanitária – Curitiba – saúde levada a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário