ONDE VOCÊ GOSTARIA DE UMA NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE/POSTO DE SAÚDE

terça-feira, abril 08, 2014

Vigilância Sanitária fiscaliza casas atendendo a denuncias para prevenir Dengue










A maioria dos focos do mosquito da dengue está no ambiente doméstico. Por isso, a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária de Querência do Norte   vistoria casas  relacionadas no trabalho dos agentes de endemias e Equipes do PSF em diversos locais para identificar criadouros do Aedes aegypti e orientar moradores.


Caixas d'água descobertas, pneus em área aberta e terrenos baldios são os problemas mais encontrados pelo órgão da Secretaria Municipal de Saúde. Também são alvos da operação pratos de vaso de planta, tambores usados como reservatórios de água, piscinas não tratadas, calhas, lajes e toldos, entre outros depósitos.




“Até o momento, varias  residências foram vistoriadas e 4 moradores foram intimados  pela Vigilância Sanitária dentre as quais apresentaram a maior quantidade de possíveis criadouros”, conta o Chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária, Claudiney Nery.



Os donos dos imóveis onde as irregularidades são identificadas recebem Termo de Intimação, inicialmente, e podem ser multados se não tomarem as devidas providências. “Em até 72 horas, voltamos às casas notificadas para verificar se o problema foi sanado. Caso não tenha sido, aplicamos sanções cabíveis como encaminhamento ao Ministério Público”, explica o Coordenador.


Funcionários e maquinários do setor  rodoviário e limpeza Urbana tem auxiliado nas vistorias retirando entulhos, nas regiões onde é considerado pela Vigilância Sanitária como prioritário no momento.



“A população tem papel fundamental nas ações de combate à dengue e precisa colaborar. É importante tirar alguns minutos na semana para eliminar os depósitos de água parada que estão  no quintal e dentro de casa”, alerta Nery. A Vigilância Sanitária de Querência do Norte também recebe denúncias sobre imóveis com focos de dengue, pelo telefone 34621544.

Nenhum comentário:

Postar um comentário