Provopar Estadual envia cobertores para os municípios castigados pelas chuvas
A pedido do governador Beto Richa e da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, determinou nesta quinta-feira (21) o enviou de 3,3 mil cobertores para os municípios castigados pelas fortes chuvas nos últimos dias. Os cobertores serão distribuídos pela Defesa Civil.
“Estamos enviando para Apucarana, Cambará, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Jataizinho, Querência do Norte 280, Santo Inácio, Sertaneja e Santo Antonio da Platina um lote de 300 cobertores cada. Bandeirantes vai receber 350 cobertores e Porecatu, 250”, disse.
Carlise determinou ainda que parte das roupas e agasalhos que estão sendo coletadas pela Campanha do Agasalho Espalhe Calor sejam enviadas para os desabrigados e desalojados pelas chuvas. “A solidariedade é uma marca do Provopar, que não poderia ficar ausente num momento difícil como este e que atinge milhares de paranaenses”, afirmou.
LEVANTAMENTO - O último balanço realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil revelou que 17 municípios paranaenses sofreram algum tipo de dano em decorrência da chuva que atinge o Estado desde a última segunda-feira (18). No total, 112 casas foram danificadas. Em Porecatu, duas casas foram destruídas por enxurradas.
Segundo o capitão Eduardo Pinheiro, chefe da seção de Planejamento da Defesa Civil, até agora não há pedido de outro tipo de ajuda, material ou operacional, por parte dos municípios. “A Defesa Civil permanece em alerta e nossas regionais estão em todos os municípios afetados prestando ajuda às prefeituras, responsáveis pela primeira resposta nesse tipo de situação”, afirmou.
Ele disse que 51.483 pessoas foram afetadas de alguma forma por alagamentos, enxurradas ou deslizamentos, nas regiões Norte, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste e Metropolitana de Curitiba. “Precisaram ser alojadas em abrigos públicos 790 pessoas – a maior parte (500) em Bandeirantes, na região Norte. Todas já deixaram os abrigos, sendo que 86 foram para casas de parentes ou amigos. Em Londrina, a prefeitura decretou situação de emergência em razão dos estragos causados pelas chuvas’.
Em dois dos 17 municípios afetados, houve deslizamentos de terra: Sertaneja, na região Norte, onde o problema atingiu estradas; e Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, onde três pessoas foram afetadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Provopar
Nenhum comentário:
Postar um comentário