Foi inaugurado na última sexta-feira o Posto de Bombeiros Comunitários de Terra Rica. As atividades da unidade já estavam sendo desenvolvidas desde o início do mês de abril. A população do município contará com 11 agentes de defesa civil que estarão sendo coordenados por um Bombeiro Militar.
As instalações físicas do posto foram construídas com recursos do Governo do Estado que também doou um veículo de combate a incêndio. A manutenção do posto e a folha de pagamento dos funcionários serão de responsabilidade do município.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, Tenente Cesar Perdoncini, disse que o funcionamento do posto é importante para dar segurança e agilidade para a população de Terra Rica.
Ele explicou que desde o início das atividades o posto já atendeu 45 ocorrências. Foram três combates a incêndio (ambiental e de edificação), 21 ocorrências de prevenção e 21 salvamentos (alagamento, destelhamento e queda de árvores).
“Os guarda-vidas civis darão mais agilidade nas ocorrências. Nos casos em que houver a necessidade do nosso auxílio continuaremos atendendo. A diferença é que eles darão o primeiro suporte que na maioria das ocorrências pode ser o diferencial para salvar uma vida”, disse Perdoncini.
Os 11 Agentes que prestam serviço no Posto de Bombeiros Comunitários passaram por um treinamento para desenvolver as atividades. Eles fizeram um curso que teve a duração de 45 dias onde receberam instruções em nove áreas de atuação com aulas teóricas e práticas. As aulas foram realizadas em três períodos de segunda à sexta-feira. Foram 276 horas de aulas e mais 96 horas de estágio.
A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo prefeito Devalmir Molina Gonçalves; representante do governador, Coronel Adilson Castilho Casitas (Casa Militar); comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Cláudio Luiz Zanlucas; comandante do 8º BPM, Tenente Coronel Antônio Olímpio Ramires Lima e pelo Bombeiro Militar, Hamilton Gutierrez que será o supervisor do posto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário