Levantamento de Índice Rápido, o Lira. A coleta de dados inicia se no dia 17 de Outubro, será realizada, das 8h30 às 16h30, nas cinco áreas da cidade. De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde e Defesa civil Claudiney Nery da Silva, o Lira é um método de amostragem realizado todos os anos antes do início do verão, período de maior transmissão da dengue nos Grandes Centros e agora em Querência do Norte.
“O objetivo desse levantamento é identificar o tipo de criadouro predominante no domicílio, calculado de acordo com o número de focos encontrados nos domicílios vistoriados. A partir do seu resultado, ações mais consistentes e específicas podem ser traçadas, atingindo o foco em sua essência”, afirmou Nery.
A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes nas residências para realizar o Índice de Breteau. “Todos os servidores destacados para esta ação estão devidamente uniformizados. Ao entrar nas residências, os agentes vistoriam toda a casa. Por isso, pedimos a colaboração dos moradores, permitindo a entrada destes funcionários, uma vez que esta vistoria se faz importante para que possamos definir as futuras ações de combate ao mosquito da dengue em nossa cidade”, explicou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário